Tom Brasil Projetos Culturais

Cultura e arte por toda parte

No momento em que, em um mundo globalizado, tentamos fortalecer nossa identidade neste país reconhecido pela sua diversidade cultural, o Tom Brasil mantém o compromisso de ter, em uma das suas salas de espetáculos, uma programação 100% gratuita, dedicada totalmente a projetos incentivados, com acessibilidade e ampla divulgação na mídia, visando formar plateias e ser referência para a maior quantidade de público possível.

O espaço é voltado ao entretenimento cultural com benefício social, mantendo assim o compromisso de proporcionar acesso a conteúdos teatrais e de música instrumental às diversas camadas sociais da população, buscando aumentar sua abrangência através de iniciativas de inclusão social aos menos privilegiados, em especial os mais pobres, portadores de necessidades especiais, idosos. Além disso, nos empenhamos em dar oportunidades para novos músicos instrumentais, atores e atrizes mostrarem seu trabalho.

A força e magicidade do teatro e da música, aliadas à acessibilidade, criam condições para ampliação do público e são elementos muito importantes para a formação intelectual, ética, moral, artística e social das pessoas.

Para viabilizar esse espaço, é necessário o aporte via lei de Incentivo da Cultura Federal. Os nossos projetos se enquadram nas diretrizes do Decreto n. 5.761, de 27 de abril de 2006 (valorização da cultura nacional, incentivo a ampliação do acesso da população a fruição e à produção dos bens culturais, fomento a atividades culturais afirmativas que buscam erradicar todas as formas de discriminação e preconceito, apoio as atividades culturais de caráter inovador ou experimental, impulso a preparação e o aperfeiçoamento de recursos humanos para a produção e difusão cultural), e têm por finalidade (dentre as elencadas no Art. 3º da Lei 8313/91) o inciso II abaixo transcrito:

II – Fomento à produção cultural e artística, mediante realização de exposições, festivais de arte e espetáculos de artes cênicas ou congêneres.

I – Contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais;

II – Promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais;

III – Apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores.

Música para voar

O projeto Música para voar prevê dez apresentações de pianistas e mais dois instrumentistas da nova geração, com repertório 100% brasileiro.

Como retorno social e atividade à parte, oferecemos oferecendo duas oficinas gratuitas sobre música.

A ação é formadora cultural e será oferecida, obrigatoriamente, a professores e alunos de qualquer nível. Desses alunos e professores, pelo menos, 50% devem ser de instituições públicas de ensino.

Festival de cordas

O Festival conta com vinte shows, com a participação de grandes guitarristas e violinistas brasileiros. A programação contemplará apresentações de diversos instrumentistas nacionais, com oficinas de música acontecendo paralelamente.

Serão duas oficinas de música para alunos e professores da rede pública escolar, que buscam conhecer histórias regionais de temas diversificados e memórias da cultura formadora da sociedade atual – em representações artísticas, literárias e sócio-históricas, trabalhando através do lúdico e da criatividade. Haverá situações que exigirão a fala, a coordenação motora, criatividade, agilidade, dedicação e concentração, entre os diversos sentidos que a música usa como ferramenta de comunicação e expressão.

Festival pela paz no trânsito

Na programação do Festival pela Paz no Trânsito, realizaremos vinte shows de música instrumental e cinco oficinas socioculturais em fotografia urbana e fotografia de shows e eventos.

Amplifica

O projeto Amplifica tem como objetivo realizar vinte apresentações de bandas de jazz (instrumental). Além disso o projeto contará com duas oficinas gratuitas de música.

Novos talentos

O projeto Novos Talentos tem como objetivo realizar vinte e cinco apresentações de música instrumental, com artistas brasileiros criadores de trilhas para games.

Palco Acessível – Segunda edição

O projeto tem o objetivo de realizar apresentações dos maiores comediantes teatrais do país, com foco para o público portador de necessidades especiais. Além disso, teremos quatro oficinas profissionalizantes na área de artes cênicas.

Seja um patrocinador

Entre em contato.